1. Não sobrecarregue as tomadas
Evite ligar várias extensões em uma única tomada, o que pode gerar sobrecarga na rede elétrica, desligando o disjuntor ou causando curto-circuito
2. Tenha cuidado com eletrônicos proximos a regiões molhadas
A água pode causar uma pane elétrica , gerando descargas em pessoas próximas. Mantenha eletrônicos longe de qualquer superfície ou área molhada
3. Tenha atenção dobrada com as crianças
Crianças são curiosas e não têm condições de medir o perigo de brincar com pontos de energia, introduzindo objetos. Proteja suas tomadas e fique atento aos locais de recreação.
4. Cuidado ao mudar a temperatura do chuveiro
Evite trocar a temperatura do chuveiro enquanto estiver ligado, principalmente se você já está molhado. É recomendado que a troca da temperatura seja feita, inclusive, de chinelos e nunca com os pés descalços.
5. Atente-se aos fios desencapados
Verifique aparelhos antigos que apresentem fios desencapados, pois podem gerar curtos-circuitos e choques. Se possível, realize a substituição do fio.
6. Não seja um “eletricista curioso”
É necesário conhecimento técnico e ferramentas corretas para a realização de reparos. Deixe o serviço para um profissional qualificado.
7. Troca de lâmpadas
A troca de lâmpadas queimadas, apesar de parecer uma atividade corriqueira, pode gerar um choque elétrico. É recomendado desligar a chave geral. Segure a lâmpada sempre pela extremidade do suporte de plástico ou de porcelana, ou toque apenas no vidro.